Traças e Cia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Menina que roubava livros - Markus Zusak

3 participantes

Ir para baixo

A Menina que roubava livros - Markus Zusak Empty A Menina que roubava livros - Markus Zusak

Mensagem por Nathália Neves Seg 23 Nov 2009 - 17:29

A Menina que roubava livros - Markus Zusak Ameninaqueroubavalivros

Autora: Markus Zusak
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em "A Menina que Roubava Livros", livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do "The New York Times".
Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, "O Manual do Coveiro". Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.
E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de rouba-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar.
Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhece-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.

Minha Opinião:
Sinceramente, nem sei o que escrever ou por onde começar a falar desse livro... Ainda estou envolvida na confusão de sentimentos que ele nos envolve!
Acho que a forma mais fácil e simples de descrevê-lo é que ele é diferente! Diferente de tudo o que já li até hoje, talvez por isso seja difícil defini-lo!
A narrativa é diferente, meio poética até... Meio confusa! Acho que por isso achei o início devagar! Mas depois que me acostumei com a leitura, o livro engrenou de tal forma que não consegui mais largar!
Ele é narrado na 3ª pessoa e pela própria morte! Mas mesmo assim consegue ser mais leve do que eu imaginava!
E outra coisa, foi a primeira vez que li uma história sobre a Segunda Guerra que não narra propriamente o sofrimento dos judeus, e sim o que os próprios alemães que não concordavam com a loucura de Hitler sentiram e viveram nessa época! Principalmente a vida de uma criança sofrida que apesar de tudo tinha esperança!
Liesel é uma menina doce que nos faz sentir todas as suas emoções... E os outros personagens são o complemento perfeito pra sua história! Hans, Rosa, Rudy, Max, Ilsa e a própria morte!
O livro mostra a crueldade, a tristeza, a fome e a pobreza e também a amizade, o carinho, a compaixão e o amor ao próximo!
O final é muito emocionante e acho que nunca chorei tanto lendo!
O livro é no mínimo marcante... Com certeza virou um dos Favoritos e merece ser relido!


Última edição por Nathália Neves em Dom 31 Jan 2010 - 13:14, editado 1 vez(es)
Nathália Neves
Nathália Neves
Moderadora

Mensagens : 1009
Data de inscrição : 03/11/2009
Idade : 40
Localização : Petrópolis - RJ

http://tracasecia.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Menina que roubava livros - Markus Zusak Empty Re: A Menina que roubava livros - Markus Zusak

Mensagem por Cris Oliveira Seg 23 Nov 2009 - 17:31

esse vou deixar para o final da lista.. apesar de parecer ser otimo, nao estou numa fase de querer ler tristeza.. estou devorando comedias e romances Wink

brigadaa pela dica, amiga. I love you
Cris Oliveira
Cris Oliveira
Moderadora

Mensagens : 883
Data de inscrição : 03/11/2009
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro

http://tracasecia.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Menina que roubava livros - Markus Zusak Empty Re: A Menina que roubava livros - Markus Zusak

Mensagem por Nathália Neves Seg 23 Nov 2009 - 17:49

O livro é liiiindo... Mas é triste mesmo!
Nathália Neves
Nathália Neves
Moderadora

Mensagens : 1009
Data de inscrição : 03/11/2009
Idade : 40
Localização : Petrópolis - RJ

http://tracasecia.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Menina que roubava livros - Markus Zusak Empty Re: A Menina que roubava livros - Markus Zusak

Mensagem por Ana Luisa Ter 8 Dez 2009 - 11:04

Uau !
Eu já comecei este livro umas três vezes, e não consigo ir adiante ...
Agora que você resumiu tão bem, acho que vou me entusiasmar a pegar ele novamente, para terminar !

Como você colocou Nathalia, eu também achei a narrativa um pouco devagar ... e também não estou em um momento para ler com tanto cuidado, mas gostei demais do seu resumo, e vou me preparar para começar e terminar desta vez !

Laughing
Ana Luisa
Ana Luisa
Moderadora

Mensagens : 1312
Data de inscrição : 05/12/2009
Idade : 50
Localização : Curitiba

http://luahofmann.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Menina que roubava livros - Markus Zusak Empty Re: A Menina que roubava livros - Markus Zusak

Mensagem por Nathália Neves Ter 8 Dez 2009 - 11:30

Ana, acho que o momento da leitura é muito importante no caso desse livro... Tem que estar com vontade mesmo e não adianta ler contrariada porque ou você vai largar novamente ou vai odiar o livro! rsrs

Mas acho que vale super a pena ler! Então, deixa ele aí quietinho pra ler "na hora certa"... rs Smile
Beijinhos
Nathália Neves
Nathália Neves
Moderadora

Mensagens : 1009
Data de inscrição : 03/11/2009
Idade : 40
Localização : Petrópolis - RJ

http://tracasecia.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Menina que roubava livros - Markus Zusak Empty Re: A Menina que roubava livros - Markus Zusak

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos